Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PRINCIPAIS PRAGAS EM VIVEIROS FLORESTAIS

Gryllus assimilis (Orthoptera:Grylidae)
Nome popular - Grilo
Tamanho - 30 mm
Coloração - Parda escura
Morfologia - Cabeça grande, móvel, olhos escuros pouco proeminentes, antenas longas, filiformes escuras. Pronoto sub-cilíndrico, pardo-avermelhado, liso e levemente brilhante, tégminas escuras, dispostas sobre o abdome, providas de nervuras bem marcadas com Abdome escuro.
Prejuízos - Os grilos tem hábitos noturnos, quando abandonam seus abrigos (tocas) e atacam as plantas no viveiro, o ataque ocorre na base do caule, provocando o tombamento das mudas. ·
Controle - Pode ser mecânico, com a catação manual dos insetos, ou aplicação de uma isca inseticida, preparada de maneira caseira, utilizando como atrativo farelo de trigo ou de arroz.


Agrotis ipsilon (Lepidoptera:Noctuidae)
Nome popular - Lagarta-rosca
Morfologia - Adultos variam de 40 a 45 mm de envergadura, com coloração arroxeada, com pequena área clara nas asas anteriores, sendo as posteriores totalmente claras. As lagartas podem chegar a 45 mm de comprimento, com corpo robusto cilíndrico e liso, cinzentas com estrias longitudinais pouco visíveis, quando tocadas as lagartas se enrodilham em forma de rosca.
Prejuízos - O ataque realizado pela lagarta, preferencialmente no período noturno, localiza-se na região do colo da planta causando o tombamento. Durante o dia a lagarta escondem-se no solo ao lado das raízes.
Controle - De maneira geral o controle mais eficiente para o controle de insetos de solo começa consiste no monitoramento das áreas e na aplicação de tratos culturais. Porém, em casos extremos pode ser feito um polvilhamento ou a utilização de iscas envenenadas utilizando um inseticida com um atrativo que pode ser o farelo de trigo ou arroz.


Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera:Pyralidae)
Nome popular - Lagarta elasmo, broca do colo, broca do coleto ou broca da coroa.
Morfologia - Adultos podem ter de 15 a 25 mm de envergadura, os machos são pardo amarelados, as fêmeas cinzentas, notando-se dentro do mesmo sexo tonalidades diversas. As asas anteriores apresentam tonalidade cinzenta com diversas manchas escuras e as asas posteriores apresentam uma faixa escura no bordo externo. As lagartas podem atingir até 15 mm de comprimento, tem colorido verde azulado, com cabeça e 1o segmentos pretos, notando-se na região posterior de cada segmento linhas transversais escuras.
Prejuízos - As lagartas são responsáveis pelos danos na planta, durante o dia ocultam-se da luz, atacando sempre no período noturno. Os danos são dirigidos à parte inferior da muda, cortando ou brocando o caule e matando a muda.
Controle - Idem ao utilizado para A. ipsilon.


fonte: http://www.floresta.ufpr.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário