Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MERCADO DE MUDAS FLORESTAIS

A muda de essência florestal é um produto de grande aceitação comercial, principalmente quando existem linhas de crédito de longo prazo para financiar sua implementação, quando não, pela existência de empresários do ramo madeireiro consciente da necessidade de reposição e enriquecimento florestal. Na pequena propriedade de base familiar, existe uma demanda crescente para os cultivos de sistemas agroflorestais, associadas a espécies frutíferas.

Para estabelecer um negócio de produção de mudas não são necessários grandes investimentos, todavia, é preciso dominar as técnicas de conservação de sementes, germinação, construção e manejo do viveiro e o mais importante, conhecer e executar os tratos culturais exigidos por cada espécie explorada, inclusive climatização antes do plantio a campo e transporte até as áreas a serem plantadas.

O mercado-alvo a ser atingido é composto por clientes consumidores de mudas florestais para fins de reflorestamentos, bem como empresários rurais em processo de regularização ambiental, mercado consumidor de matéria-prima florestal (madeira, lenha, carvão, resinas e cascas) e de mudas de plantas nativas para paisagismo. Outro aspecto importante que deve ser criteriosamente estudado para o sucesso do empreendimento, diz respeito à disponibilidade de sementes viáveis na época ideal de semeio e germinação, para se ter a muda dentro do padrão de plantio, no inicio do período chuvoso.

Isso implica possuir uma equipe de coleta, ou contratar junto às comunidades extrativistas a aquisição destas sementes ou ainda, manter parcerias com institutos de pesquisa e banco de sementes para a aquisição das quantidades desejadas para cada espécie. Em qualquer uma das situações escolhidas pelo viveirista é fundamental manter o controle sobre a qualidade das sementes, caracterizada pelo grau de pureza, uniformidade do lote e percentual de germinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário